Bactéria Saúde Vírus

Vírus e bactéria: cada um age de um jeito

9 de Novembro, 2015

As bactérias e os vírus apresentam reações diferentes quando entram em contato com o ser humano. Algumas bactérias vivem no nosso organismo, sem prejudicá-lo. É o caso das que ficam no intestino, sendo nossas aliadas na digestão. Outro grupo de bactérias é perigoso, causando doenças como pneumonia e cólera. Há ainda um terceiro grupo que se alimenta de matéria orgânica morta1.

Alguns vírus são responsáveis por doenças bem complexas, como o HIV que leva à Aids, ou por enfermidades mais comuns, como a gripe1.

As bactérias são eliminadas, normalmente, por medicamentos que atuam sobre o agente responsável pela doença. Os vírus, em geral, são combatidos por meio do estímulo da produção de anticorpos, função de muitas vacinas2.

Doenças comuns que são causadas por bactérias são a tuberculose, o tétano, a sífilis, cólera e alguns tipo de pneumonia. As enfermidades mais conhecidas, de responsabilidade dos vírus, além da Aids, são o sarampo e a febre amarela3.
 
Contágio
A forma de contaminação por um vírus pode variar. Às vezes há a presença de um vetor (mosquito, por exemplo), que o carrega e ajuda a disseminá-lo rapidamente4, como é o caso da dengue5.

Outra forma de contágio é o contato com fluídos ou com o ar contaminado. A melhor maneira de se proteger desses micro-organismos indesejáveis é tomar as vacinas e não descuidar da higiene4.

As infecções causadas pelas bactérias também apresentam formas distintas de contágio. Doenças como meningite, tuberculose e coqueluche são transmitidas pelo contato com secreções respiratórias, da tosse ou perdigotos (as gotículas da saliva). Gonorreia e sífilis são doenças sexualmente transmissíveis, ou seja, o contágio se dá através da relação sexual sem proteção6.

Alimentos mal conservados também levam a infecções, causadas por bactérias como a Salmonela e Shigella6. Até mesmo aqueles micro-organismos que vivem em harmonia com nosso corpo podem nos deixar doentes. Isso acontece porque, por algum motivo, eles saem de seu habitat natural e migram para outra região. Um exemplo clássico é a infecção urinária, que se manifesta quando as bactérias que vivem no trato intestinal acidentalmente atingem a região genital6.

Vírus ou bactérias, o procedimento é o mesmo: consultar um especialista sempre que surgirem sintomas. Outra dica importante e essencial para sua saúde é nunca automedicar-se.

Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita.
 

Deixe um comentário
    1. REVISTA ESOLA. Quais as principais diferenças entre vírus e bactérias? Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-principais-diferencas-virus-bacteria-428542.shtml>. Acesso em: 5 out. 2015
    2. PORTAL EDUCAÇÃO. Vírus e bactérias, diferenças morfológicas e fisiológicas. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/49099/virus-e-bacterias-diferencas-morfologicas-e-fisiologicas> . Acesso em: 5 out. 2015
    3. PORTAL EDUCAÇÃO. Vírus e bactérias: quais são as principais doenças causadas por esses agente. Disponível em:  <https://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/49083/virus-e-bacterias-quais-sao-as-principais-doencas-causadas-por-esses-agentes>. Acesso em: 5 out. 2015
    4. VARELLA, D. Vírus. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/virus-e-bacterias/virus/> . Acesso em: 5 out. 2015
    5. PORTAL DA SAÚDE – MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue. Disponível em:  <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/dengue> . Acesso em: 5 out. 2015
    6. PINHEIRO, P. Doenças causadas por bactérias. Disponível em: <http://www.mdsaude.com/2011/05/doencas-bacterias.html> . Acesso em: 5 out. 2015
     
     
    BR/ANB/0079/15u
     

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

Farmácia Popular, um direito que também é seu

Próximo Post

Afinal, o que é infecção generalizada?