Infecção Pele Urinária

Verão: mar, sol, piscina e... Bactérias

24 de Novembro, 2015

Na estação mais quente do ano, algumas doenças, causadas por bactérias, acabam estragando o descanso de muita gente. Uma delas é a otite ou dor de ouvido que pode se manifestar por meio de uma dor muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite e secreção local1 .

Por isso, quando for mergulhar ou nadar, é importante proteger os ouvidos, para evitar que a água penetre no canal auditivo. Também deve-se evitar o uso de cotonetes para limpá-los, porque podem machucar e retirar a cera que os protege.1

Cuidado com as enchentes
Outra doença que preocupa nessa fase do ano, por causa das inundações e alagamentos, é a leptospirose, uma infecção aguda, causada por uma bactéria transmitida por roedores, suínos, caninos e bovinos2 .
O ser humano, em contato direto com a urina dos animais ou com a água contaminada, pode ser infectado pelas mucosas e pele, por onde a bactéria entra no organismo e alcança a corrente sanguínea 2.

Os principais sintomas são febre alta, mal-estar, dor muscular, dor de cabeça, na região do peito, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação e manchas vermelhas no corpo2 .

Não se pode descuidar com essa doença. Qualquer desconfiança, o médico tem de ser consultado para evitar a evolução do problema e para definir o melhor tratamento, que pode incluir hidratação, antibióticos e medicamentos para aliviar os sintomas2 .

Para evitar o contágio, são necessários alguns cuidados como: consumir somente água potável, lavar bem os alimentos, especialmente frutas e verduras, manter as caixas d’água bem tampadas, usar botas e luvas em locais de inundações e enchentes2 .

Para qualquer uma dessas doenças – e outras que também pegam carona no verão – o importante é, aos primeiros sintomas, não se automedicar, procurar a ajuda do especialista e seguir o tratamento recomendado por ele até o fim. Dessa forma, com saúde e bem-estar, você vai ter o verão que merece, com sol, mar, descanso... Sem bactérias.

Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita. 
 

Deixe um comentário
    1. VARELLA, D. Otite média. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/crianca-2/otite-media/> . Acesso em: 4 out. 2015
    2. VARELLA, D. Leptospirose. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/l/leptospirose/> . Acesso em: 4 nov. 2015

    BR/ANB/0079/15z

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

O que é preciso para um medicamento entrar no mercado

Próximo Post

Resistência bacteriana: o mal do século