Antibiótico Dor de ouvido Otite

Trate logo a otite média aguda e evite as complicações da doença

9 de Setembro, 2015

Existem diferentes tipos de otite1. A otite média aguda e a otite média recorrente são dois tipos de otite muito frequentes que ocorrem no ouvido médio2.

A otite média aguda (OMA) é uma das doenças mais frequentes na infância3. Cerca de 90% das crianças apresentam, antes dos cinco anos, pelo menos um episódio do problema4. E apesar de ser comum nos pequenos, pode afetar pessoas de qualquer idade1.

É causada por bactérias ou vírus, que provocam inflamação e até obstrução no ouvido. Geralmente, ocorre durante ou logo após resfriados, gripes, infecções de garganta e respiratórias1.

Os sintomas mais comuns são dor de ouvido muito forte, diminuição da audição, febre e falta de apetite. Nos quadros mais graves, ocorre ruptura do tímpano e secreção com pus e sangue1.

A infecção recebe o nome de otite média aguda recorrente (OMAR), quando ocorrem três episódios de otite média aguda em seis meses ou quatro episódios no período de um ano2. A OMAR tem maior incidência em crianças que nascem com peso baixo, são amamentadas por curto período de tempo, frequentam creches e berçários, têm histórico de irmãos com otites ou são alérgicas, dentre outros fatores3.

O diagnóstico é baseado nos sintomas e no exame do ouvido, realizado com um aparelhinho chamado otoscópio2. Confirmada a otite média aguda e dependendo da gravidade o médico pode prescrever antibiótico e analgésicos1.

Para prevenir a doença, o calendário de vacinas inclui doses contra os principais vírus e bactérias que causam a otite, reduzindo sua incidência em até 7% da população infantil1.

O problema não é brincadeira. Se a otite média aguda não for tratada, pode levar à perda total da audição. Por isso, sempre que seu filho, ou mesmo você, tiver dor de ouvido, procure logo o médico. Quanto antes for diagnosticado, maior a chance de evitar suas complicações1.

Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita.
 

Deixe um comentário
    1. VARELLA, D. In: DR. DRAUZIO. Doenças e sintomas: otite média. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/crianca-2/otite-media/>. Acesso em: 14 ago. 2015.
     
    2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual Prático de Atendimento em Consultório e Ambulatório de Pediatria. 2006. Disponível em: <http://www.sbp.com.br/src/uploads/2015/02/ManPraticaAtend.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2015.
     
    3. GENOV, IR. et al. Otite média recorrente na infância. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/4468/5945>. Acesso em: 14 ago. 2015.
     
    4. PEREIRA, MBR. Otite média aguda e secretora. In: J Pediatr,7(1):S21-S30, 1998. Disponível em: <http://www.jped.com.br/Texto/98-74-S21/port_print.htm>. Acesso em: 14 ago. 2015.

    BR/ANB/0079/15d
     

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

Antibiótico e o Período Escolar

Próximo Post

Antibióticos e anti-inflamatórios: medicamentos diferentes