Antibiótico Sinusite

O uso correto do antibiótico no tratamento de sinusites

29 de Outubro, 2014

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Infecções e alergias podem provocar inflamação nessas mucosas, permitindo que germes se instalem e predispondo a pessoa à doença1.

O problema afeta boa parte da população, em todo o mundo. Provoca distúrbios de sono, queda de rendimento escolar e de produtividade no trabalho, prejudicando a qualidade de vida das pessoas nos aspectos físicos, psicológicos e sociais2

As sinusites podem ser de dois tipos: agudas ou crônicas. No primeiro caso, ocorre forte dor de cabeça, em pontada ou com sensação de peso, obstrução nasal com secreção, febre, cansaço, tosse e dores musculares. No segundo, os sintomas são os mesmos, mas variam de intensidade, sendo a tosse muito presente, em especial à noite, ao se deitar, e pela manhã, ao se levantar1.

Tratamento

Para tratar a sinusite aguda são utilizados antibióticos, que devem ser tomados respeitando a prescrição médica, o período e as doses recomendadas. Geralmente, isso leva duas semanas. Na primeira, já é sentida a melhora nos sintomas. Mesmo assim, nunca se deve parar o tratamento2.

Na sinusite crônica, a terapia é a mesma, o que muda é a sua duração, que pode ser de três a seis semanas. Além disso, são utilizados corticoides tópicos, para tratar os sintomas nasais2

A escolha do antibiótico é feita pelo médico, com base na bactéria causadora da infecção2.
Siga corretamente as suas recomendações. Caso os sintomas persistam, procure seu médico, pois pode ser necessário trocar o medicamento2. Não pare o tratamento por conta própria, isso pode prejudicar a sua saúde e transformar uma sinusite aguda numa doença crônica1.

Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita.
 
 
REFERÊNCIAS

1. DOUTOR DRAUZIO VARELLA. Doenças e sintomas: Sinusite. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/s/sinusite/. Acesso em: 22 ago. 2014.

2. CLÓVIS EDUARDO SANTOS GALVÃO. Como diagnosticar e tratar rinites e sinusites. Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=2516. Acesso em: 22 ago. 2014.

BR/ANB/0052/14f

Deixe um comentário

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

O que NÃO se deve fazer ao tomar antibióticos

Próximo Post

Cuidado ao comprar medicamentos pela internet