Adenoide Bactéria Crianças

O que fazer quando a adenoide provoca transtornos à criança

16 de Dezembro, 2015

Adenoide é o nome dado a duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide1. Também conhecidas por carne esponjosa, são órgãos que se localizam atrás das cavidades nasais e acima do céu da boca, fazendo parte do sistema imunológico2.

Diferentemente das amígdalas, as adenoides não podem ser vistas quando abrimos a boca. Seu aumento de volume é natural nos primeiros anos da criança, mas com regressão em torno dos sete anos2.

As adenoides só dão trabalho quando crescem muito, ao que se dá o nome de hipertrofia das adenoides1, e quando inflamam frequentemente, a chamada adenoidite de repetição. Tanto a hipertrofia quanto o processo inflamatório estão associados, geralmente, à infecção das amídalas2.

As crianças com problemas na adenoide podem apresentar obstrução nasal e, por isso, respirar pela boca. O hábito traz consequências no desenvolvimento da arcada dentária e da musculatura do rosto, causa ronco e apneia do sono, torna a voz anasalada2, provoca coriza persistente e sensação de ouvido tampado. Outras consequências são otite média de repetição, sinusite crônica e rinite persistente1.

Após a ocorrência repetida de adenoidite ou amidalite, a adenoide pode passar a abrigar bactérias e se transforma numa fonte para infecções respiratórias. Quando o quadro da doença é leve, antibióticos e corticoides podem ser utilizados durante as crises de dor de garganta1. Nos casos mais graves, e quando os medicamentos não surtem efeito, é indicada a cirurgia para retirada das adenoides e, geralmente, também das amígdalas2.

Mas somente um profissional de saúde habilitado pode indicar a melhor solução. Por isso, se o seu filho costuma apresentar infecções de garganta e adenoide, não o medique por conta própria. Consulte logo o médico e evite que o problema possa causar consequências mais graves à criança. 

Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita.

Deixe um comentário
    1. MD SAÚDE. O que é a adenoide? Disponível em: <http://www.mdsaude.com/2012/09/adenoide.html>. Acesso em: 28 ago. 2015.
     
    2. VARELLA. D.  Doenças e sintomas: adenoidite. In: DR. DRAUZIO. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/a/adenoide/>. Acesso em: 28 ago. 2015

    BR/ANB/0079/15i
     

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

O que você precisa saber sobre antibióticos e tipos de medicamentos

Próximo Post

Boas festas. E com saúde!