Bactéria meningite

Meningite é uma doença grave e precisa ser tratada rapidamente

15 de Novembro, 2016

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos².
 
Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade3.
As bactérias causadoras da meningite são transmitidas pelas vias respiratórias. A transmissão se dá pelo contato com a saliva ou secreções das vias respiratórias de um indivíduo infectado com a de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório, aproximadamente, 5 dias após o contágio³.
 
Os sintomas aparecem em pouco tempo e são: febre alta, mal-estar, vômitos, dor de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas pelo corpo3.
 
A meningite causada pelo meningococo pode ser fatal em algumas horas. Muitas vezes o tratamento precisa ser até mais agressivo e exige internação hospitalar. Quanto mais rápido o tratamento começar, menor a possibilidade do quadro evoluir tornando-se mais grave. Felizmente, uma minoria de casos evolui com essa gravidade¹.
 
Se for um vírus, bastam os cuidados prescritos para as viroses em geral. Geralmente o paciente pode voltar para casa, pois em um ou dois dias o problema provavelmente estará resolvido¹.
 
Algumas medidas de controle são essenciais para prevenir a meningite. As principais são: o diagnóstico precoce com a internação de pacientes com sintomas da doença; a vacinação das pessoas em contato muito próximo com enfermos (especialmente dentro do mesmo domicílio) e até mesmo aquelas com deficiências de imunoglobulina4.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

5 cuidados fundamentais para aliviar os sintomas da infecção urinária