Infecção Mulheres Urinária

Infecções urinárias são muito frequentes, principalmente em mulheres

24 de Setembro, 2015

Infecção urinária é o nome geral dado à infecção de uma estrutura do sistema urinário2. Esse tipo de infecção é um problema bastante comum e pode ocorrer em qualquer idade1.

Em mais de 95% dos casos, é provocada por bactérias, em especial um bichinho chamado Escherichia coli2, que vive no nosso intestino3. Porém, quando migra para a bexiga, provoca cistite; na uretra, uretrite; e nos rins, pielonefrite3.

Devido à anatomia feminina, que possui a uretra mais curta e mais próxima do ânus, a cistite é mais frequente nas mulheres3. Os principais sintomas são: dor ou ardência para urinar, sensação de peso na bexiga, urgência e necessidade constante de ir ao banheiro, sangue na urina4.

Sangue na urina também é um sinal de pielonefrite. Os outros são: febre alta, calafrios, náuseas, vômitos e dor lombar4.

Já a uretrite provoca corrimento pela uretra, com presença de pus, ardência para urinar, sangue no sêmen e na urina, incômodo nos órgãos genitais e dor durante o ato sexual4.

O diagnóstico é feito com base nos sintomas e na história clínica do paciente. Se necessário, são solicitados exames laboratoriais5. Para o tratamento, o médico prescreve antibióticos e, quando há febre, antitérmicos. Nas infecções mais simples os tratamentos usualmente são mais curtos, enquanto que a infecções que afetam os rins podem requerer tratamentos mais prolongados6.

Além da medicação, adote medidas simples para ajudar no tratamento e na prevenção dessas infecções: beba muita água, não segure a urina por longos períodos, dê atenção à higiene pessoal e evite roupas íntimas muito justas, pois favorecem a proliferação de bactérias3.
Siga corretamente a prescrição, respeitando doses, horários e tempo de duração da terapia. Em caso de dúvida, converse com o médico. Nunca interrompa o tratamento por conta própria.
Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita.

Deixe um comentário
    1. RODRIGUES, TM. et al. Como diagnosticar e tratar infecção urinária. Disponível em: <http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4531>. Acesso em: 24 ago. 2015.
     
    2. MD SAÚDE. Tratamento para infecção urinária. Disponível em: <http://www.mdsaude.com/2013/01/tratamento-infeccao-urinaria.html>. Acesso em: 24 ago. 2015.
     
    3. VARELLA, D. Doenças e sintomas: cistite. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/mulher-2/cistite/>. Acesso em: 24 ago. 2015.
     
    4. MD SAÚDE. 10 sintomas da infecção urinária. Disponível em: <http://www.mdsaude.com/2011/12/sintomas-infeccao-urinaria.html>. Acesso em: 24 ago. 2015.
     
    5. LOPES, HV. et al. Diagnóstico das infecções do trato urinário. 2005. In: Rev. Assoc. Med. Bras. vol.51 nº 6 São Paulo Nov./Dec. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302005000600008>. Acesso em: 24 ago. 2015.
     
    6. ASSOCIAÇÃO DE OBSTETRÍCIA E GINECLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (SOGESP). Canal Saúde Mulher. Infecções urinárias: fatores de risco, prevenção e tratamentos. Disponível em: <http://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/guia-de-saude-e-bem-estar/infeccoes-urinarias-causas-principais-sintomas-e-tratamentos>. Acesso em: 24 ago. 2015.

    BR/ANB/0079/15h
     

Posts relacionados

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

Uso de antibióticos e outros fármacos em idosos

Próximo Post

Quando realmente é preciso tomar um antibiótico ?