Farmácia Popular Saúde

Farmácia Popular, um direito que também é seu

6 de Novembro, 2015

Você sabia que o Programa Farmácia Popular é um benefício criado pelo governo federal para que a população tenha acesso a medicamentos de uso contínuo contra doenças que mais afetam os brasileiros?1

A grande maioria dos usuários é de baixa renda, com poucos recursos. A iniciativa quer ajudar especialmente essas pessoas a realizarem seus tratamentos até o fim. Mas todo mundo, independentemente de sua condição financeira, pode participar do programa 1.

Alguns remédios são gratuitos, como os para asma, hipertensão e diabetes. Outros são vendidos com bons descontos. Alguns medicamentos que tratam o mal de Parkinson, a rinite e o glaucoma, por exemplo, são até 90% mais baratos do que o valor praticado pelas farmácias comuns2.

Passo a passo para comprar na Farmácia Popular
A primeira coisa a fazer, tendo em mãos a prescrição do médico, é encontrar um estabelecimento credenciado. Há milhares espalhados em mais de dois mil municípios do País3,4. Você pode encontrar a farmácia popular mais próxima de você de uma maneira super prática, pela ferramenta do blog parceiro Chega de Asma e Rinite, disponível em: https://www.chegadeasma.com.br/farmacia-popular/ .

Depois, prepare os documentos que irá apresentar no estabelecimento: além da receita médica, que tem validade de 120 dias, leve um documento com foto que contenha o seu CPF3.

A farmácia vai fazer uma cópia da receita. Você fica com a original. Se o medicamento é de uso prolongado, você poderá adquirir uma nova dose a cada trinta dias. Mas não se preocupe com esse controle. A farmácia entregará um cupom com a data da sua próxima compra5.
No caso de medicamentos específicos, como antibióticos, o procedimento é um pouco diferente. A receita tem de ter duas vias e sua validade é de dez dias a partir da data de emissão. A primeira via fica com você. A segunda é retida pela farmácia6.

O remédio não é para você? É para seu filho? Não tem problema. Basta apresentar a receita e o CPF dele ou, se a criança ainda não o tiver, a farmácia aceita o seu, desde que comprove a filiação. Por isso, leve a certidão de nascimento da criança3,5.

Na Farmácia Popular também se pode adquirir anticoncepcionais, desde que apresentados os documentos já citados7.

As regras valem tanto para o Sistema Único de Saúde (SUS) como para a rede particular7.
Utilize seu direito, mas não se esqueça: para garantir a sua saúde, não compre medicamentos por conta própria nem faça uso da automedicação.

Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita.
 

Deixe um comentário
    1. SITE DA CAIXA FEDERAL. Programas sociais. Farmácia Popular. Disponível em: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/farmacia-popular/Paginas/default.aspx. Acesso em: 28 set. 2015.
     
    2.            PORTAL DA SAÚDE – SUS. Detalhes. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/346-sctie-raiz/daf-raiz/farmacia-popular/l1-farmacia-popular/9678-farmacia-popular-do-brasil. Acesso em: 28 set. 2015.
    3.            PFARMA. Informações sobre o Programa Aqui tem Farmácia Popular. Disponível em: http://pfarma.com.br/farmaceutico-drogaria-varejo/488-farmacia-popular.html. Acesso em: 28 set. 2015.
    4.            PORTAL DA SAÚDE – SUS. Saiba onde encontrar as unidades do Programa. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/345-sctie-raiz/daf-raiz/farmacia-popular/9824-saiba-onde-encontrar-as-unidades-da-rede-propria-do-programa-farmacia-popular-do-brasil-no-seu-estado Acesso em: 28 set. 2015.
    5.            PORTAL DA SAÚDE – SUS. Dúvidas frequentes. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/saude-nao-tem-preco/mais-saude-nao-tem-preco. Acesso em: Acesso em: 28 set. 2015.
    6.            SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DO AMAZONAS. Farmácia Popular. Disponível em: http://www.saude.am.gov.br/farmaciapopular/index.php?local=02 Acesso em: 28 set. 2015.
    7.            SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DO AMAZONAS. Farmácia Popular. Disponível em:  http://www.saude.am.gov.br/farmaciapopular/index.php?local=01 Acesso em: 28 set. 2015.

    BR/ANB/0079/15s

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

Mantenha a pele em dia, sem infecções

Próximo Post

Vírus e bactéria: cada um age de um jeito