Médico Prescritor Saúde

Dia do Médico: um brinde à saúde!

17 de Outubro, 2014

Dos leves aos mais graves sintomas, você pode contar com a ajuda do seu médico para diagnosticar e tratar doenças. A importância desse profissional para a sociedade é tão grande que a data é comemorada em vários países1.

No Brasil, o dia 18 de outubro foi escolhido para homenagear o nascimento do protetor desse profissional, São Lucas, discípulo dos apóstolos de Jesus. Lucas estudou medicina na Antioquia, atual Turquia, tornando-se patrono dos médicos já no século XV1.

Nos Estados Unidos, o Dia do Médico é celebrado em 30 de março, aniversário da primeira anestesia administrada em um paciente, no ano de 1842, pelo doutor Crawford W. Long, na Georgia1.

No Irã, é em 23 de agosto, aniversário de Avicena. Seu tratado The Canon of Medicine foi o texto médico padrão em muitas universidades medievais, sendo utilizado até 16501.

A América Latina reserva o dia 3 de dezembro para a data, em homenagem ao doutor Carlos Finlay. O médico, de origem cubana, confirmou a teoria da propagação da febre amarela pelo mosquito Aedes aegypti, impedindo milhares de mortes na região1.

Mas a comemoração não seria possível sem falar no homem que mudou o conceito da medicina, transformando-a em uma ciência: Hipócrates. Nascido na Grécia, no século V (a.C.), propagou a ideia de que, com a observação dos sintomas de uma doença e de sua gravidade, o médico pode dar um prognóstico ao paciente e acompanhar a evolução do tratamento. Por essa e por outras, é considerado o “pai da medicina” 2,3.

Desde então, seus inúmeros “filhos” têm dedicado a maior parte de seu tempo para nos atender, diagnosticar, aconselhar, tratar e curar. Por isso, exceto pelo jaleco, a data não pode passar em branco. Mas a homenagem a quem assume um compromisso com os doentes, com os colegas e com a sociedade merece mesmo ser diária.

Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita.
 
REFERÊNCIAS:

1. ACADEMIA MÉDICA. Curiosidades: Dia do Médico no Brasil e no Mundo. Disponível em: http://academiamedica.com.br/curiosidades-dia-do-medico-no-brasil-e-no-mundo/. Acesso em: 19 set. 2014.

2. UNIVERSIDADE DE LISBOA. Hipócrates de Cós. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/hipocrates.htm. Acesso em: 17 set. 2014.

3. HISTORIA.COM.BR. A História e Biografia de Hipócrates. Disponível em: http://www.ahistoria.com.br/hipocrates/. Acesso em: 17 set. 2014. 

BR/ANB/0053/14c

Deixe um comentário

Posts relacionados

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

Antibiótico x resistência bacteriana

Próximo Post

Armazene corretamente os medicamentos e garanta sua eficácia