Alergia Antibiótico Saúde

Antibióticos podem causar alergias, fique atento aos sintomas

12 de Dezembro, 2014

A alergia é uma manifestação de hipersensibilidade do sistema imunológico a agentes externos que, normalmente, não fazem mal à saúde. Ela ocorre porque as defesas do nosso organismo confundem substâncias inofensivas com agentes invasores e criam anticorpos para destruí-las1.

Mas a reação alérgica não acontece logo de cara, é preciso que já tenha havido um contato anterior do organismo com o agente externo, para que os anticorpos o identifiquem como um invasor e entrem em ação1.

No caso dos medicamentos, incluindo os antibióticos, estudos apontam que o consumo indiscriminado têm sido um dos fatores para o aumento de alergias2.

Em 80% dos casos, os sintomas se manifestam na pele, provocando coceira, urticária, erupção cutânea (rash), inchaço dos lábios e pálpebras. Mais raramente, algumas pessoas podem apresentar queda da pressão arterial e fechamento das vias respiratórias, o chamado choque anafilático1.

A alergia pode ocorrer minutos ou até dias após a ingestão do medicamento. Como é difícil saber quem pode ou não ter uma reação indesejada – a não ser que já tenha passado pelo problema com a substância prescrita –, fique atento. Ao apresentar algum dos sintomas citados aqui, procure rapidamente o atendimento de emergência1.

Com uma análise da sua história clínica e informações sobre o consumo anterior e recente de medicamentos, é possível fazer um diagnóstico preciso sobre o agente causador da reação alérgica, substituindo o remédio suspeito por outro com princípio Status diferente1.

Registre bem essa informação. Caso o antibiótico alérgeno seja prescrito novamente, informe o médico sobre sua hipersensibilidade ao produto.

Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

Para que servem as tarjas nos medicamentos

Próximo Post

Como todo remédio, antibióticos também podem causar efeitos colaterais