Anti-inflamatório Antibiótico Uso racional

Antibióticos e anti-inflamatórios: medicamentos diferentes

15 de Setembro, 2015

Algumas pessoas acham que remédio é tudo igual, o que não é verdade. Veja, por exemplo, o caso dos antibióticos e os anti-inflamatórios. Por terem nomes semelhantes, às vezes confundem os pacientes, mas são medicamentos distintos1.

Antibióticos são prescritos para tratar, exclusivamente, infecções causadas por bactérias2, como alguns casos de pneumonia e meningite, tuberculose, faringite, sífilis e cistite1.

Quando temos uma infecção ou uma lesão dos tecidos, o sistema imunológico entra em ação e reage aumentando o fluxo sanguíneo na região atingida, como forma de combater o agente agressor. Só que essa defesa causa dor, inchaço, calor e vermelhidão, ou seja, uma inflamação3. O problema pode ser originado por queimaduras, traumas e processos alérgicos, dentre outras razões1. Para impedir ou amenizar esses sintomas são receitados os anti-inflamatórios3.

Duas medicações distintas, mas com uma coisa em comum: se tomadas por conta própria, podem trazer riscos ao invés de benefícios à saúde2,3.

O uso indiscriminado de antibióticos provoca a resistência bacteriana. Quando utilizado sem necessidade ou de maneira incorreta, as bactérias se tornam mais resistentes, dificultando o tratamento1. Por isso, é proibida a sua venda sem apresentação de receita médica que, inclusive, fica retida na farmácia.

Apesar de não reter o pedido, os anti-inflamatórios também precisam de prescrição para venda. Se utilizados indevidamente, podem causar hemorragias, lesionar o estômago e provocar úlceras4.

Portanto, seja uma doença de origem bacteriana, seja uma inflamação, somente o médico pode prescrever o melhor tratamento. Tomar medicamentos por conta própria é dor de cabeça na certa.

Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita.

Deixe um comentário
    1. MD SAÚDE. Diferenças entre antibióticos e anti-inflamatórios. Disponível em: <http://www.mdsaude.com/2008/09/antibiticos-x-antiinflamatrios.html>. Acesso em: 14 ago. 2015.
     
    2. INSTITUTO CAMÕES. Antibióticos – Tudo o que precisa saber. Disponível em: <http://www.instituto-camoes.pt/glossario/Textos/Medicina/HTM/ampicilina.html>. Acesso em: 14 ago. 2015.
     
    3. VARELLA, D. Laboratório: anti-inflamatórios. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/a/anti-inflamatorio/>. Acesso em: 14 ago. 2015.
     
    4. VARELLA, D. Alerta: anti-inflamatórios e os riscos da automedicação. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/noticias/anti-inflamatorios-e-os-riscos-da-automedicacao/>. Acesso em: 14 ago. 2015.

    BR/ANB/0079/15e
     

Posts relacionados

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

Trate logo a otite média aguda e evite as complicações da doença

Próximo Post

Antibióticos e amamentação: segurança para a mãe e o bebê