Antibiótico Pneumonia Tosse

Antibióticos de amplo espectro no combate à pneumonia

7 de Janeiro, 2015

A pneumonia é originada pela inalação de substâncias estranhas, como bactérias, vírus e fungos, e por reações alérgicas, provocando uma inflamação intensa nos pulmões, como resposta do organismo para expulsar o agente causador do problema1,2.

Alguns sintomas da doença são: febre alta, tosse, dor no peito, secreção de cor amarela ou esverdeada e mal-estar generalizado2.

O diagnóstico é feito com base em exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias do tórax2.

A forma mais comum da doença é chamada de “pneumonia da comunidade”, uma infecção de origem bacteriana que requer o uso de antibióticos. Quando provocada por vírus, é denominada de “pneumonia autolimitada” e, neste caso, o organismo elimina o germe espontaneamente1.

O problema é descobrir quem está provocando a doença, se bactéria, vírus ou fungo, já que o comportamento desses agentes é muito parecido e não se consegue fazer a diferenciação pelos exames clínicos. Por isso, o tratamento sempre é feito com antibióticos de amplo espectro, ou seja, antibióticos que atingem grande número de microrganismos nas doses terapêuticas1.

Se você suspeita que está com pneumonia, procure logo o médico e siga corretamente o tratamento prescrito. Quanto mais rápidos o diagnóstico e a terapia, menor a chance de complicações da doença2.
?
Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita.

Deixe um comentário
    1. DOUTOR DRAUZIO VARELLA. Entrevista: Pneumonia. Disponível em:  <http://drauziovarella.com.br/letras/p/pneumonia-2>. Acesso em: 30 set. 2014.
       
    2. DOUTOR DRAUZIO VARELLA. Doenças e Sintomas: Pneumonia. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/p/pneumonia/>. Acesso em: 30 set. 2014.
    BR/ANB/0053/14w

Posts relacionados

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

Dor de garganta é coisa séria, fique atento aos sintomas da faringite e amigdalite

Próximo Post

Para o bem da sua saúde, não tome antibiótico por conta própria