Alimento Antimicrobiano Saúde

Antibióticos à mesa: alimentos com ação natural antimicrobiana

30 de Dezembro, 2014

Você sabia que muitos alimentos que colocamos no prato podem ajudar a fortalecer o nosso organismo contra doenças, inclusive de origem bacteriana?

Um exemplo é o alho, uma das plantas mais utilizadas como condimento. Adicionado aos alimentos, aumenta a resistência imunológica do organismo, ajuda a destruir bactérias patogênicas no intestino e age como complemento no tratamento de asma, bronquite e reumatismo, dentre outros problemas1.

Também desempenham esse papel a cebola, a canela, o abacate (importante ação contra resistência bacteriana) e o chá verde que, em uso concomitante com a terapia antimicrobiana, auxilia no tratamento contra Streptococcus e E. coli2.

Outros itens que devem ser incorporados ao cardápio são: amora, ovo e cravo da Índia3. Além disso, iogurtes naturais e produtos fermentados do leite produzem no organismo vitaminas do complexo B e antibióticos naturais que favorecem o bom funcionamento do intestino4.

A lista de antimicrobianos naturais é grande, mas não podemos deixar de citar o própolis. Sua atividade farmacológica mais popularmente conhecida e cientificamente comprovada é a inibição do crescimento de micro-organismos5. Isso sem falar que mel com própolis é uma delícia.

Quer aumentar sua resistência imunológica? Então, repense a sua dieta. Um cardápio baseado em alimentos e ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde (chamados “funcionais”) ajuda a fortalecer o organismo, prevenindo e tratando doenças6.

Procure um nutricionista. Lembre-se: a saúde começa pela boca.

Antibiótico é coisa séria. Respeite sua receita.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

A automedicação pode se tornar uma grande dor de cabeça

Próximo Post

Efeito de anticoncepcionais pode ser reduzido com uso de antibióticos