Infecção infecção urinária

5 cuidados fundamentais para aliviar os sintomas da infecção urinária

1 de Novembro, 2016

A infecção urinária é a presença de bactérias no trato urinário, que vem acompanhada de alguns sintomas incômodos. Quando essa infecção acomete a bexiga é chamada de cistite (infecção na bexiga) e quando afeta os rins, pielonefrite².
 
Alguns sintomas podem mostrar que o paciente está com infecção urinária: dor para urinar, sangue na urina, febre, vontade constante de urinar, dor lombar, urina escura e com cheiro forte e até mesmo náuseas e vômitos³.
 
Separamos algumas dicas que podem aliviar os sintomas  das infecções urinárias. São bem simples e fáceis de serem seguidas, como por exemplo:
 
1 -  Beber muita água. Beber água é muito importante em todos os momentos, mas para quem está com uma infecção do trato urinário é essencial. Isso porque quanto mais água se bebe maior a produção de urina e isso é uma forma de se livrar dos sintomas. É como se estivéssemos lavando a bexiga mais vezes e, portanto, eliminando resíduos desnecessários ou prejudiciais¹.
2 - Abuse do suco de Cranberry.  Estudos sustentam que o uso do suco ou extratos à base dessa fruta agem diminuindo a recorrência da infecção urinária. O fato é que pessoas que consomem a fruta têm menos episódios de infecção urinária, assim como apresentam sintomas mais leves.  Isso porque o cranberry é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo as infecções do trato urinário¹.
 
3 - Alivie a dor com o calor. O uso de compressas com bolsa de água quente também pode ajudar a diminuir as dores relacionadas às infecções do trato urinário. Isso porque "o calor local age como anti-inflamatório e, portanto, diminui os sintomas irritativos e dolorosos causados pela infecção"¹.
4 - Corte alimentos que causam irritação. Alimentos que contenham cafeína - como o café, chás, chocolates e refrigerantes - devem ser evitados de uma forma geral. "Não é uma proibição. Mas é recomendado que sejam evitados, pois a cafeína pode causar um pouco de irritação na bexiga e acabar acentuando os sintomas”¹.
5 - Utilize os probióticos a seu favor. Alimentos probióticos são aqueles que apresentam bactérias benéficas ao organismo, como as encontradas em iogurtes e leite fermentado. Os exemplos mais comuns destas bactérias são os Lactobacillus, Streptococcus e Bifidobactérias. Essas bactérias ajudam a sustentar um equilíbrio saudável de micro-organismos no intestino, vagina e no corpo em geral. "Mantendo a saúde em equilíbrio, os micro-organismos que combatem as bactérias podem ajudar a reduzir a ocorrência das infecções urinárias”¹.
Existem alguns outros cuidados que também podem ser muito eficazes e simples para prevenir a infecção urinária.
Alguns hábitos higiênicos como cuidados após a evacuação e após a relação sexual são extremamente úteis. Também pode se aconselhar o uso de roupas íntimas de algodão, pois esse tipo de tecido ajuda a manter a região íntima seca, tornando-se menos favorável a infecção4.
 
 
Caso identifique sintomas como dor e urgência ao urinar, é essencial procurar ajuda médica,
principalmente nos episódios que se repetem em um curto período de tempo.
O médico urologista poderá identificar a causa do problema para tratá-lo efetivamente. Também é importante ressaltar que nada substitui o tratamento para infecção urinária, que deve ser feito com antibióticos¹.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

Post anterior

8 cuidados essenciais para os seus medicamentos

Próximo Post

Meningite é uma doença grave e precisa ser tratada rapidamente